Estado promove capacitação contra tráfico de pessoas na semana que vem 28/03/2024 - 17:49

A Organização Internacional para Migrações (OIM) e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) estão trabalhando conjuntamente no fortalecimento das capacidades dos atores locais no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na qualificação do atendimento às vítimas.

As ações estão no escopo do projeto “Fortalecendo a Capacidade do Sistema de Justiça para Prevenção e Persecução do Tráfico de Pessoas e Crimes Correlatos no Brasil”, financiado pelo Fundo da OIM para o Desenvolvimento. Como fruto dessa parceria, numa construção conjunta com diversos atores, foi elaborado o Protocolo sob Fluxo de Atendimento a Vítimas de Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná.

Na próxima semana (segunda-feira e terça-feira), como parte desse planejamento, ocorre o lançamento do curso de capacitação aos atores que participam da rede estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Será às 9h no 7º andar do Palácio das Araucárias (Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, Centro Cívico, em Curitiba).

O curso é presencial e envolverá representantes do Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho, bem como representantes dos CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares.

“Temos um atendimento um pouco diferenciado. O Paraná aciona, além de todos os órgãos indicados na política de proteção, também a Casa da Mulher Brasileira e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Temos projetos com empresas privadas e trabalhamos com algumas ONGs que fazem abrigamento dessas vítimas”, explica Silvia Xavier, diretora do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

Ela acrescenta que o objetivo a partir deste projeto-piloto é que seus participantes se transformem em multiplicadores e que possam expandir a capacitação que receberem a todos os municípios do Estado. O Paraná é o único estado do país com canais de denúncia específicos para o tráfico de pessoas.